sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Brad Friedel - Jogador mais velho a jogar pelo Villa


Nesta semana um ícone do futebol inglês dos últimos tempos "se marcou" mais um pouco na história. Brad Friedel se tornou o jogador mais velho a entrar em campo com a camisa do Aston Villa pela Premier League, na partida contra o Manchester United, quarta feira.

Brad Friedel, de 39 anos, é goleiro do Aston Villa desde 2008, e já pode ser considerado um ídolo do time com tão pouco tempo em Birmingham.

Friedel, como todo americano, foi educado com o esporte. Praticou vários esportes em sua vida: Futebol americano, Basquete e Tênis, além do futebol, quando estudava na Bay High School. Sua universidade foi simplismente a UCLA (University of California, Los Angeles), onde jogou Basquete e depois futebol, onde foi colocado como goleiro.

Mesmo antes de se formar, o jovem Brad disputou a Copa do Mundo em 1994, em seu país local (na verdade ele não chegou a jogar, ficando no banco de reservas), e acabou chamando a atenção de grandes times da Europa: Foi emprestado, em 1994 mesmo, ao Newcastle United. Passou por Brondy, Galatasaray e Columbus Crew até ser contratado por 1,7 milhões de Libras pelo gigante Liverpool, em 1997.

No Liverpool ficou por três temporadas, e sempre teve atuações seguras, mesmo em uma fase sem muitas glórias dos Reds. Em 2000 mudou-se para o Blackburn, onde virou ídolo.

Jogou por oito temporadas nos riversiders, vindo a ser, pra muitos, o maior goleiro da história do Blackburn. Em 2008 foi envolvido em uma negociação com o Aston Villa: O Blackburn trocara Friedel por Paul Robinson, que era goleiro títular da seleção inglesa na época. De fato o Blackburn saiu perdendo na troca, e Friedel continua a ser destaque no tradicionalissimo Aston Villa.

Friedel, com 39 anos, aparenta poder fazer mais algumas temporadas em alto nível pelo campeonato inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário